Notícias

Voltar para as notícias
(créditos: Gabriel Brigante e Rafaela Basilio)

PwC realiza ações do programa Innovation Camp.

07/06/2018

Durante o mês de maio, a PwC, em parceria com a Junior Achievement São Paulo, realizou duas aplicações do programa Innovation Camp, que propõe um dia de experiências intensivas e dinâmicas para os estudantes, com geração de ideias e trabalho em grupo.

A primeira ação foi realizada em São Paulo, no dia 10 de maio, na ETEC Professor Camargo Aranha, com 56 alunos inscritos, 10 voluntários da PwC e os convidados ilustres Ricardo Neves e Bruno Porto, sócios da PwC e Julia Miranda, supervisora do RH.

Durante o período da manhã, os jovens contaram com um intensivo de palestras sobre Empreendedorismo, Design Thinking, Canvas e Inovação e Tecnologia. Pela tarde, em grupos, colocaram em prática o que aprenderam para solucionar o desafio proposto pela PwC: como motivar e capacitar os jovens para estarem preparados para as novas oportunidades de trabalho?

No dia 19 de maio, aos mesmos moldes, aconteceu a aplicação na escola EE. Elmano Ferreira Veloso em São José dos Campos. O time de voluntários da PwC contou ainda com a colaboração de 3 voluntários da Embraer, também com sede em São José dos Campos. Os cerca de 50 alunos presentes estavam bastante ansiosos e empolgados com o dia.

"Hoje a gente aprendeu coisas diversas que a gente não é acostumado a ver no nosso cotidiano e que aprimorou mais as nossas ideias e ajudou a gente a escolher uma profissão pra o futuro e também trabalhar em grupo, que é uma coisa muito difícil que hoje funcionou." disse Lara, aluna da EE. Elmano Ferreira Veloso, no final do dia.


Entre os negócios desenvolvidos pelos jovens, estavam:
- um app para voluntários levarem aulas diferentes às escolas, como excel, idiomas, novas tecnologias, dança, entre outros. Como recompensa os voluntários acumulariam pontos em um programa de descontos firmado com parceiros como academias, restaurantes e outros estabelecimentos.
- um app de vagas para jovens focado em vagas para PCD.
- uma plataforma como Linkedin mas direcionada ao público jovem, contendo abas de "empregos", "cursos", "palestras online" e "fórum".
- um app em que os alunos pudessem se conectar com outros alunos e se ajudarem com as matérias. Por exemplo: Marina é boa em matemática e ruim em português. Julio é bom em português e ruim em matemática. Eles podem se conectar e se ajudar.
- um app que encontra via geolocalização universitários voluntários e livres para cobrir os dias em que os professores das escolas públicas da região faltam sem avisar e os alunos ficam com aula vaga.

"O propósito da PwC é construir confiança na sociedade e resolver problemas importantes. Nesse sentido, buscamos pensar de maneira inovadora e disruptiva para dar resposta aos desafios dos nossos clientes e das comunidades onde estamos inseridos. O Innovation Camp faz todo sentido nesse contexto: investir em uma iniciativa que leva para os jovens novas abordagens para resolver problemas como o Design Thinking e Canvas, contando com o envolvimento dos nossos profissionais como voluntários na ação, é um jogo de ganha-ganha, onde todos aprendem e se desenvolvem, enquanto buscam unir forças para resolver um desafio pensando fora da caixinha." disse Gabriel Brigante, analista de Responsabilidade Social da PwC.

A ação de São Paulo, na ETEC Professor Camargo Aranha, ainda representou um momento muito especial quando uma das voluntárias, Laiza Santos , hoje jovem aprendiz da PwC disse ter sido aluna da escola e que já participou dos programas da Junior Achievement na época: "é diferente você participar porque você fala ‘nossa, que legal, quem sabe um dia eu chegue lá' e hoje eu tô aqui como voluntária, por uma empresa como a PwC que é super bacana, eu gosto muito de trabalhar lá, e ter a oportunidade de, assim como alguém foi pra mim, passou conhecimentos e experiências, hoje eu posso passar para outros jovens as experiências que eu tive, um pouquinho do que eu vivo e do que eu planejo, e isso é bem bacana. É uma grande satisfação voltar de um outro lado, com outras perspectiva."