Notícias

Voltar para as notícias

Simulador empresarial testará conhecimentos de aprendizes da Fundação CDL pró-Criança

05/10/2017

No próximo dia 23 de outubro, cerca de 300 aprendizes da Fundação CDL Pró-Criança terão a oportunidade de testar seu conhecimento sobre o mercado de negócios, por meio do Programa MESE.

O evento, que será realizado no auditório da CDL/BH, tem como objetivo oportunizar aos jovens o contato com conceitos, até então, desconhecidos sobre o mercado e como as organizações atuam em um ambiente de livre concorrência. "Habilidades como trabalho em equipe, tomada de decisões, planejamento e elaboração de estratégias são cruciais para o sucesso de qualquer profissional. Apoiar este tipo de atividade é oportunizar a estes jovens uma formação global e interdisciplinar.", ressalta Catarina Lutero, Gerente Geral da Junior Achievement Minas Gerais.

O MESE (Management and Economics Simulation Exercise) é um jogo de simulação empresarial que possibilita aos participantes operar suas próprias corporações em um ambiente que reproduz o mercado dos negócios. Seu objetivo é familiarizar os participantes com temas como educação financeira, concorrência, tomada de decisões e trabalho em equipe, além de estimular o desenvolvimento de estratégias vencedoras.

Para participar, os jovens formam equipes de três a cinco integrantes que concorrem entre si. Apoiadas por um software, as equipes recebem relatórios com as tendências de mercado, o desempenho dos concorrentes e as variáveis de custos e preços. Eles também decidem sobre preço, quantidade a ser produzida, investimento em Marketing, melhoria do produto e aumento da capacidade de fábrica. Ao final de cada rodada as decisões são analisadas e os melhores desempenhos apontados.

Na ocasião 120 jovens participarão da atividade no período da manhã e outros 200 no período da tarde.