Notícias

Voltar para as notícias

Junior Achievement Brasil combate a evasão escolar no país

18/06/2018

Os dados da educação infantil no Brasil são alarmantes: mais de dois milhões e meio de crianças e adolescentes estão fora da escola e apenas 76% concluem o ensino fundamental e 58% terminam o ensino médio. Atentos a essa questão, nós da Junior Achievement Brasil temos vários projetos focados no desenvolvimento educacional dos jovens, entre eles, o programa "As Vantagens de Permanecer na Escola", que visa combater a evasão escolar. O objetivo é conscientizar os alunos das escolas públicas sobre a importância de continuar os estudos, fornecendo informações educacionais e apresentando opções de carreira.

Desinteresse, trabalho, gravidez e violência são as quatro principais causas de abandono da escola. Por isso, criamos um programa cujo foco é apresentar aos alunos de forma simples, prática e objetiva as vantagens de frequentar a escola. O programa tem 5 horas de duração e é dividido em 5 momento que incluem um jogo de tabuleiro, análise de gráficos, elaboração de um orçamento, planejamento de carreira e um dilema.

Só no ano passado, o programa de evasão beneficiou 76.364 jovens pelo país, contando com o apoio de 2.266 voluntários que foram responsáveis por conscientizar jovens e transformar o futuro dos mesmos, que após o programa, entendem a importância de continuar com os estudos.

Todo nosso trabalho na Junior Achievement é focado na transformação da sociedade por meio da educação e do empreendedorismo. Nossa missão é transformar adolescentes e jovens em empreendedores de suas próprias vida e entender a importância de permanecer na escola é o primeiro passo para percorrer com sucesso esse caminho.